Freelensing


I remember that the first idea that came on my mind when I decided to make a blog was to share my "progress" in photography. Every technique that I have learned, how I went through auto mode (yes, I'm not ashamed to say that I already shot on P mode before) to Av mode and finally achieved Manual mode. Or when I've finally found out what the hell this Metering Mode was for. But, don't ask me how, my ideas completely changed and now my blog is more of a personal one.
But today I'm going to share my first photography tip!! How exciting it is?? I hope you don't find it a bit confusing since I'm really bad at explaining things (just found out why my first idea has changed hahahaha).
Last year I was browsing through some Flickr groups and came across this very interesting technique of a fake Tilt-shift called Freelensing. At first I actually didn't care - nice effect, but too dangerous (at least for me). It happened that these last days I decided to give it a try and I'm totally in love with it!! Now with a simple 50mm I have a macro lens (reverse lens technique), tilt-shift and a regular 50mm, of course.
To make this effect you just have to follow these two simple steps:
1˚- Set the right exposure and the lens focus ring to "infinity";
2˚- Detach your lens from your camera and move it around A LITTLE (the opposite side of your lens MUST be touching your camera). You will notice that the detached side of your lens is trying to focus something while the other that still touches the camera is unfocused making this tilt-shift effect!!
That's it!!! Hope you liked (and understood) it!!

Lembro que a primeira ideia que eu tive quando criei esse blog foi a de compartilhar o meu "progresso" em fotografia. Técnicas que eu aprendi, como eu passei do modo automático (sim, já fotografei no modo P e não tenho vergonha de confessar) para o modo Av e finalmente para o modo Manual. Ou quando eu finalmente descobri pra que diabos servia esse tal de Matering Mode. Mas, não me perguntem como, o meu foco foi totalmente desviado e o blog acabou se tornando mais pessoal.
Mas hoje vou compartilhar com vocês minha primeira dica fotográfica!! Não sei se vai ficar um pouco confuso, já que eu sou péssima em explicar essas coisas sem ser ao vivo (acabei de descobrir o motivo do blog ter mudado o tema kkkkkkkk).
Ano passado, estava passeando por alguns grupos do Flickr e descobri um modo de fazer um falso Tilt-shift chamado Freelensing. Na época não dei muita bola, efeito legal, mas muito arriscado (pelo menos para mim). Nesses últimos dias, resolvi tentar a técnica de novo, pesquisei um pouco mais para tirar as dúvidas que eu ainda tinha e adorei!! Agora com uma única 50mm tenho uma lente macro (reverse lens), tilt-shift e regular 50mm, lógico.
Para criar o efeito é só seguir os passos a seguir:
1˚ - Regule a exposição e coloque o foco da lente para infinito;
2˚ - Desconecte a lente, incline LEVEMENTE para algum lado (o lado oposto DEVE estar tocando a câmera) e tente focar em algo. Vocês vão perceber que o lado que a lente fica mais distante da câmera vai tentar focar em algo enquanto o outro vai continuar desfocado, dando esse efeito tilt-shift!!
E é isso!! Espero que tenham gostado (e entendido)!!









17 comentários

  1. As fotos ficaram lindas *--*
    Acho super legal esse efeito, vou tentar fazer.
    Gostei da ideia de você publicar dicas e tutoriais aqui.
    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! =D

    haha, mas para mim, ainda é muito arriscado tentar esse efeito :x

    Quando eu tiver mais experiência, com certeza voltarei nesse post para tentar! ^^~

    ResponderExcluir
  3. the freelensing technique is awesome! you have done a beautiful job with it - these photos are lovely :) I really must try it myself!

    http://the-quiet-lion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ah, se eu tivesse uma camera legal assim...
    adoro fotografia! essas que você fez ficaram lindas <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. The effect and photos are amazing... I'm definitely trying it later!

    ResponderExcluir
  6. Suas fotos são maravilhosas e eu adoro tudo que vc escreve!!!
    Sou sua fã
    Flights and Dreams

    ResponderExcluir
  7. Pena que com minha camera não dá :( Mas amei as fotos. <3

    ResponderExcluir
  8. Realmente muito lindo esse efeito.
    Ótima dica guria!
    Bom fim de semana.
    Beijos

    http://www.6dejulho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. O efeito é muito lindo!
    Mas como é isso de desconectar a lente? Não tem perigo não?

    ResponderExcluir
  10. I tried this before, but kind of failed :P Have to try it again soon!

    ResponderExcluir
  11. Confesso que tenho muito amor pela minha baby linda (minha câmera hahahahaha :x), mas também sou meio curiosa demais pra deixar essas técnicas passarem batidas.
    E olha, com essas fotos lndas aí só me deu mais vontade...vou tentar! :)

    ResponderExcluir
  12. Será que dá para fazer esse efeito nas câmeras semi-profissionais? Sem tirar a lente? :(

    ResponderExcluir
  13. Ow! Sou medrosa! Nuca fiz isso. Mas já fiz pior. Coloquei uma lente que achei (acharam) na rua na minha camera. :o

    Depois vou fazer, mas com medo, lógico! uahsuahsd

    ResponderExcluir
  14. Andrea, que fotos LINDAS.
    Vi a matéria no Lomogracinha, mas suas fotos estão mais delicadas...é o tipo que eu curto mais x)

    bom final de semana ;*

    ResponderExcluir
  15. Amiga virtu,
    Não consegui, aparece um recado que a lente está desencaixada =( até dei uma estragadinha na lente =(( como faço????

    ResponderExcluir

Toffee Drops